O material mais reciclável e reciclado do mundo

O aço, material feito de uma liga de ferro e carbono, ficou conhecido após a criação do processo de Bessemer, que permitiu limpar as impurezas do ferro e sua produção em grande escala

 

A origem do aço é muito antiga: há mais de 4.500 anos o ferro metálico (matéria prima do aço) era encontrado na natureza, proveniente de meteoritos que caíram na terra. Somente em 1.500 a.c., no Oriente Médio, descobriu-se como extraí-lo de seu minério. Séculos depois, em 1856, o inglês e engenheiro Henry Bessemer criou um forno que permitia a sua produção em grande escala. Desde então, o material passou a ser fortemente comercializado – e para infinitos fins, desde a construção de casas, prédios, aeroportos até na produção de automóveis e eletrodomésticos. Além de ser um material muito resistente, o aço é altamente reciclável, proporcionando uma economia mais limpa e rica.

No Brasil – e no resto do mundo -, o mercado de sucata de aço já está consolidado, já que a indústria do aço necessita deste material para continuar o seu ciclo de produção. Destaca-se ainda que o processo é mais econômico e benéfico para o meio ambiente.

Olha que interessante: a sucata pode ser transformada infinitas vezes em um novo aço sem perder a qualidade do material. Além disso, a reciclagem deste material pode reduzir o consumo de energia elétrica em até 80%. A economia e o meio ambiente agradecem.

Curiosidades sobre o aço no Brasil:

– A fundação, em 1876, da Escola de Minas de Ouro Preto foi um marco muito importante para o setor de aço no Brasil. A instituição de ensino superior foi a responsável por formar os primeiros engenheiros de minas, metalurgistas e geólogos do Brasil.

– No Brasil, a primeira ponte erguida com estruturas metálicas foi sobre o rio Paraíba do Sul (Rio de Janeiro), em 1857.

– O Edifício Avenida Central, no Centro do Rio de Janeiro, é considerado um dos primeiros prédios em estrutura metálica do Brasil.

– A indústria do aço no Brasil foi implantada após a Segunda Guerra Mundial, com a construção da Companhia Siderúrgica Nacional, em Volta Redonda (RJ).

 

Fonte: Centro Brasileiro de Construção em Aço 

Banco de Imagem: Ponte ferroviária sobre o rio Paraíba do Sul em Barra do Piraí (RJ) – 1910