Estrutura metálica é aposta na construção

Na disputa com o concreto armado, o aço já desponta como primeira opção na construção civil, pelo menos nas grandes obras. Nessa concorrência, o aço está chegando ao canteiro de obras em forma de estruturas metálicas pré-moldadas, prontas para uso. “A construção em aço representa atualmente cerca de 15% do universo do setor de edificações no Brasil”, diz Carolina Fonseca, gerente executiva do Centro Brasileiro da Construção do Aço (CBCA).

Ainda há muito espaço para crescer. Nos Estados Unidos, 50% das construções multiandares comerciais são em aço; na Inglaterra, chegam a 70%. Segundo a executiva da CBCA, em processos convencionais, o desperdício de materiais pode chegar a 25% em peso. Com o aço, o entulho da obra deixa de existir ou é reciclado. “Por serem mais leves, as estruturas metálicas podem reduzir em até 30% o custo das fundações”, diz Carolina. O tempo de construção é reduzido entre 10% e 20%.

A pouca resistência que ainda persiste para a substituição do concreto pelo aço não se justifica mais pelo preço, já que as reduções do tempo e da mão de obra compensam a diferença.

Fonte: Valor Econômico